Hora de Estudar

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018







        Colegas professores, a partir desta data, este blog passa ter um novo formato de conteúdos. As postagens até janeiro de 2.018 eram voltadas aos professores da Escola Estadual Maria Ivone Martins Rosa, escola em que eu atuava como professor  coordenador. Porém, a partir de fevereiro fui designado PCNP (professor coordenador do núcleo pedagógico) na diretoria de Ensino de Sumaré. Com a nova função: Coordenador de tecnologia educacional passo a disponibilizar textos, vídeos, informações de cursos, socialização de boas práticas a todas as escolas da Diretoria de ensino de Sumaré, sobre tudo aos professores coordenadores das unidades escolares.
      O propósito é o mesmo: favorecer a formação continuada dos professores. Sugerir e apoiar ações pedagógicas inovadoras, em benefício da aprendizagem dos alunos.  
    Este espaço está aberto aos coordenadores das escolas que poderão sugerir postagens de textos informativos, formativos, boas práticas de suas escolas e sugestões de temas voltados a gestão de sala de aula.   Portanto, não se trata de um blog exclusivo de Tecnologia educacional.

Bom trabalho a todos!


PCNP de tecnologia Educacional: Prof. Martins Ramos. 




















  Tecnologia Educacional: uma ferramenta a favor do ensino.



O termo tecnologia educacional remete ao emprego de recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino. É usar a tecnologia a favor da educação, promovendo mais desenvolvimento sócio-educativo e melhor acesso à informação.


Informática educacional

O grande aparato que traz inúmeros benefícios sociais e educacionais é o computador. Incorporá-lo aos processos pedagógicos é o que podemos chamar de informática educacional. Com o computador, vem o mundo cheio de possibilidades da internet que, bem utilizada, pode facilitar demais o aprendizado de qualquer conteúdo ou matéria escolar. A internet pode levar o aluno a lugares onde, talvez, ele jamais chegaria, ou não tão rapidamente; propicia o acesso a bibliotecas internacionais, pessoas de outras culturas, outras línguas, ilustrações de mapas, países, vídeos sobre o passado e até sobre o futuro.

Essa dinâmica provoca e estimula o aluno a querer mais. O começo é de emails, chats, pesquisas básicas. Depois, com a ajuda fundamental dos professores, eles podem avançar para jogos educativos, uso de softwares educacionais, redes sociais específicas, salas de aula virtuais. Em escalas superiores, é possível falar em cursos à distância. Não falta opção quando falamos em tecnologias educacionais. Com elas, a curiosidade é aguçada e os caminhos ficam bem mais acessíveis.


Tecnologia educacional no Brasil

Muitas cidades brasileiras, principalmente as grandes capitais, já desfrutam da Tecnologia Educacional para o Ensino Público. Porém, o avanço da tecnologia educacional no Brasil encontra ainda alguns obstáculos como falta de estrutura das escolas, dificuldade no acesso a essas novas tecnologias, e até a falta de preparo de gestores e dos próprios professores.


Programas educativos

Para impulsionar o sistema público de ensino na busca por mais tecnologias educacionais e programas educativos de qualidade, o Ministério da Educação lançou, em 2009, um Guia de Tecnologias Educacionais, composto por informações que auxiliam na gestão educacional como um todo. A ideia é que gestores e diretores de escolas identifiquem aquelas tecnologias que possam contribuir para a melhoria da educação em suas redes de ensino.


Tecnologias educacionais

A Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT) também atua nesta frente e tem como objetivo principal a ampliação do uso das tecnologias educacionais nos processos de ensino-aprendizagem de todo o país. Segundo a ABT, ainda há resistência por parte de alguns profissionais da educação, que temem ser substituídos pela tecnologia. Mas é preciso saber que "tecnologia é apoio e não substituta da ação". Aliar tecnologia educacional a bons professores é a solução para o ensino, tanto da rede pública, quanto da rede particular.







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