Hora de Estudar

domingo, 24 de abril de 2016

ATPC DE 26 de Abril - Tema: AAP avaliação de aprendizagem em processo.


A Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP -  se caracteriza como uma ação desenvolvida de modo colaborativo entre a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica e a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional. 



 A AAP, fundamentada no Currículo do Estado de São Paulo, propõe o acompanhamento da aprendizagem das turmas e alunos de forma individualizada, com um caráter diagnóstico. 




Tem como objetivo apoiar as unidades escolares e os docentes na elaboração de estratégias adequadas a partir da análise de seus resultados, contribuindo efetivamente para melhoria da aprendizagem e desempenho dos alunos, especialmente nas ações de recuperação contínua.   



As habilidades selecionadas para a AAP, em Língua Portuguesa e Matemática, tem como referência, a partir de 2016, a Matriz de Avaliação Processual elaborada pela CGEB. 


 Além dessas, outras habilidades, compondo cerca de 20% das provas, foram escolhidas da plataforma Foco Aprendizagem e serão repetidas nos diferentes bimestres, articulando, dessa forma, a AAP com os aspectos mais significativos apontados pelo SARESP para o desenvolvimento das competências leitora, escritora e conhecimentos matemáticos. 


                                           


                                                                     PAUTA

PAUTA N.º11/16 -  ATPC 26 DE ABRIL, 2016 – das 9:50h. às 12:20h.

OBJETIVOS:
ü (Re) conhecer as características e objetivos da AAP;
ü Conhecer a fundamentação da AAP;
ü Analisar o desempenho dos alunos na AAP 2016;
ü Debater sobre as habilidades nas avaliações de Português e Matemática – AAP 2016;
ü Propiciar aos professores momento de análise suas ações pedagógicas;
ü Incentivar a formação continuada dos professores;
ü Atualizar diário de classe com a Lista Piloto.

TEMAS/ CONTEÚDOS:
ü AAP 1.º Bimestre – Matemática e Português do 6.º ao 9.º ano;
ü Documento: Recomendações das AAPs Português e matemática;
ü Informes gerais: (semana do Grêmio estudantil; Encontro de formação continuada – A prática docente em foco II); capacitações do professor coordenador e professor de matemática do ensino fundamental; 
ü Matriz de avaliação Processual – Todas as disciplinas
DESENVOLVIMENTO:
ü Leitura da pauta no blog pedagógico – martinsramos.blogspot.com.br
ü Informes da Escola.
ü Análise do documento: Recomendações das AAPs de Português e Matemática ensino fundamental;
ü Entrega da Matriz de Avaliação Processual a todos os professores;
ü Assinar a Ata da reunião anterior, assinar ficha de presença.

        
Bom trabalho a todos,

Professor Coordenador E.F

Claudenir Martins Ramos
                         
Abril/2016