“Não eduques as
crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo,
para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um”.
.Platão.
PAUTA N.º18/16 - ATPC 14 DE JUNHO, 2016 – das 9:50h. às 12:20h.
Caros professores, sugiro que além da leitura do subcapítulo proposto, vocês assistam ao vídeo do Professor Andre Fonseca, que discorre sobre o mesmo texto. Para acessar o vídeo clique no link abaixo:
Ensinar Exige Criticidade - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire
https://www.youtube.com/watch?v=OTXx4lpzbgo&index=9&list=PL0k4OibqI6p6dqDjVkxbt-HwrtzzimNyn
Professores, levem para a reunião ATPC, os livros didáticos, pois daremos início a escolha -PNLD.
Sobre adaptação curricular:
Sugestão de vídeos:
Link 1
https://www.youtube.com/watch?v=31dTVnH3Bec&list=PLPuEXFt0fHD7hwOCiPbVrNxKNcZyM_BGl
Link 2
https://www.youtube.com/watch?v=FwMCv0CuZy8&list=PLPuEXFt0fHD7hwOCiPbVrNxKNcZyM_BGl&index=2
Sugiro aos colegas que façamos uma troca de experiências. Será de fundamental importância depoimentos e socialização de ações exercidas em sala de aula fazendo uso da adaptação do currículo.
PAUTA
OBJETIVOS:
ü Formação continuada;
ü Propiciar aos professores
momento de análise suas ações pedagógicas;
ü Incentivar a formação continuada
dos professores;
ü Atualizar diário de classe
com a Lista Piloto;
ü Analisar os índices da
Olimpíada brasileira de matemática;
ü Escolha Livros didáticos - PNLD
ü Adaptar o currículo para atendimento aos alunos com necessidades especias.
EMAS/ CONTEÚDOS:
ü Adaptar o currículo para atendimento aos alunos com necessidades especias.
EMAS/ CONTEÚDOS:
ü Do Livro: Pedagogia da autonomia – Paulo Freire – Subtítulo: “Ensinar
exige criticidade”
ü Informes gerais: cursos com
inscrições abertas; AAP segundo Bimestre, Olimpíada de matemática, festa junina
sob organização do grêmio estudantil;
ü Da Série completa: Pedagogia da autonomia, vídeos com Prof. André A.
Fonseca – subcapítulo - Ensinar Exige criticidade;
ü Gráficos com rendimento das turmas na Olimpíada brasileira de
matemática;
ü Livros didáticos indicados pelo MEC para a escolha PNLD-2017
ü DESENVOLVIMENTO:
ü Leitura da pauta no blog
pedagógico – martinsramos.blogspot.com.br
ü Informes da Escola.
ü Análise do Capítulo 1 do
Livro pedagogia da autonomia – Ensinar
Exige criticidade. Colaborador(a) Professor(a) – Voluntário;
ü Abertura para debates e intervenções
nas análises do subcapítulo feitas pelo Professor Voluntário;
ü Análise dos gráficos com
resultados das turmas, na olimpíada de matemática;
ü Continuação na Análise dos
livros – PNLD, professores por disciplinas;
ü Assinar a Ata da reunião
anterior, assinar ficha de presença;
ü Orientação quanto a confecção de portfólios individuais dos alunos com necessidades especias - entrega com os diários no fechamento do bimestre.
ü Orientação quanto a confecção de portfólios individuais dos alunos com necessidades especias - entrega com os diários no fechamento do bimestre.
Bom trabalho a todos,
Professor Coordenador E.F
Claudenir Martins Ramos
Junho/2016