- Conselho de Alunos;
-Ações do 2.º
Bimestre;
-Cursos em
Andamento;
-Cursos com inscrições
abertas e previstos.
No encontro desta terça-feira, 16 de maio 2017. ATPC (Aula de trabalho Pedagógico Coletivo) . Vamos criar estratégias de participação no conselho de alunos que ocorrerá em duas etapas: dias 17 e 19 de maio das 16:00h às 18:20h.
Os os alunos de cada turma farão análises dos gráficos com os indicadores do 1.º Bimestre. Em seguida vão criar metas para o segundo bimestre.
Além dos alunos de cada turma estarão presentes: representes de alunos de outras turmas e representantes do grêmio Estudantil, professores do período das turmas, professor coordenador e a vice diretora.
Sugestão de
Leitura:
O Professor
como Mediador no Processo Ensino Aprendizagem
(Elenir Souza Santos)
O mundo está
mudando e isso está ocorrendo a uma velocidade sem precedentes na evolução
histórica da humanidade. A globalização, o surgimento de novas tecnologias,
como o avanço das telecomunicações e da informática, contribuem para que ocorra
mudanças, também, na Educação. A interação professor - aluno vem se tornando
muito mais dinâmica nos últimos anos.
O professor
tem deixado de ser um mero transmissor de conhecimentos para ser mais um
orientador, um estimulador de todos os processos que levam os alunos a
construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam
crescer como pessoas, como cidadãos e futuros trabalhadores, desempenhando uma
influência verdadeiramente construtiva.
A Educação
deve não apenas formar trabalhadores para as exigências do mercado de trabalho,
mas cidadãos críticos capazes de transformar um mercado de exploração em um
mercado que valorize uma mercadoria cada vez mais importante: o conhecimento.
Dentro deste contexto, é imprescindível proporcionar aos educandos uma
compreensão racional do mundo que o cerca, levando-os a um posicionamento de
vida isento de preconceitos ou superstições e a uma postura mais adequada em
relação a sua participação como indivíduo na sociedade em que vive e do
ambiente que ocupa.
O desafio de
contribuir com a educação do jovem e do cidadão, num momento de mudanças e
incertezas e a necessidade de resgatar valores tão importantes condizentes com
a sociedade contemporânea leva o professor a entender que deverá exercer um
novo papel, de acordo com os princípios de ensino-aprendizagem adotados, como
saber lidar com os erros, estimular a aprendizagem, ajudar os alunos a se
organizarem, educar através do ensino, entre outros.
O aluno
precisa adquirir habilidades como fazer consultas em livros, entender o que lê,
tomar notas, fazer síntese, redigir conclusões, interpretar gráficos e dados,
realizar experiências e discutir os resultados obtidos e, ainda, usar
instrumentos de medida quando necessário, bem como compreender as relações que
existem entre os problemas atuais e o desenvolvimento científico. Isso só será
possível, a partir do momento que o professor assumir o seu papel de mediador
do processo ensino-aprendizagem, favorecendo a postura reflexiva e
investigativa. Desta maneira ele irá colaborar para a construção da autonomia
de pensamento e de ação, ampliando a possibilidade de participação social e
desenvolvimento mental, capacitando os alunos a exercerem o seu papel de
cidadão do mundo.
O modo de
entender e agir que nos possibilita não nos deixarmos abater pela adversidade
e, até mesmo, de utilizá-la para crescer. Uma das causas do fracasso do ensino
é que tradicionalmente, a prática mais comum era aquela em que o professor
apresentava o conteúdo partindo de definições, exemplos, demonstração de
propriedades, seguidos de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicação,
pressupondo-se que o aluno aprendia pela reprodução. Considerava-se que uma
reprodução correta era evidência de que ocorrera a aprendizagem. Essa prática
mostrou-se ineficaz, pois a reprodução correta poderia ser apenas uma simples
indicação de que o aluno aprendeu a reproduzir, mas não aprendeu o conteúdo. É
necessário saber para ensinar. O professor deve se mostrar competente na sua
área de atuação, demonstrando domínio na ciência que se propõe a lecionar, pois
do contrário, irá apenas "despejar" os conteúdos
"decorados" sobre os alunos, sem lhes dar oportunidade de
questionamentos e criticidade.
Adequar a
metodologia e os recursos audiovisuais de forma que haja a comunicação com os
alunos, é também, uma forma de fazer da aula um momento propício à
aprendizagem.
É
importantíssimo que o professor tenha, também, competência humana, para que
possa valorizar e estimular os alunos, a cada momento do processo
ensino-aprendizagem. A motivação é imprescindível para o desenvolvimento do
indivíduo, pois bons resultados de aprendizagem só serão possíveis à medida que
o professor proporcionar um ambiente de trabalho que estimule o aluno a criar,
comparar, discutir, rever, perguntar e ampliar idéias.
Dentro das
competências: científica, técnica, humana e política desenvolvidas pelo
professor, é essencial propiciar aos alunos condições para o desenvolvimento da
capacidade de pensar crítica e logicamente, fornecendo-lhes meios para a resolução
dos problemas inerentes aos conteúdos trabalhados interligados ao seu
cotidiano, fazendo com que ele compreenda que o estudo é mais do que mera
memorização de conceitos e termos científicos transmitidos pelo professor ou
encontrados em livros.
É um
trabalho em que raciocínio e criatividade são recompensados.
É
indispensável dar mais ênfase à aprendizagem do que aos programas e provas como
é prática comum em nossas escolas, pois no processo de ensino e aprendizagem,
conceitos, idéias e métodos devem ser abordados mediante a exploração de
problemas, desenvolvendo competências para a interpretação e resolução dos
mesmos. E esta resolução não é um exercício em que o aluno aplica, de forma
quase mecânica, uma fórmula ou um processo operatório, mas uma orientação para
a aprendizagem, pois proporciona o contexto em que se pode aprender conceitos,
procedimentos e atitudes. Para que ocorram essas transformações, tão
necessárias, é preciso que o professor demonstre profissionalismo, ética e,
acima de tudo, compromisso com o sucesso dos alunos. O compromisso de
conduzi-los ao aprendizado. É o desafio para todos os que estão envolvidos em
Educação.
Elenir Souza
Santos
Revista
Gestão Universitária, Edição 40