Hora de Estudar

domingo, 26 de março de 2017

ATPC DE 28 DE MARÇO

Caros professores, em atendimento a requerimentos de Pais e Alunos e sob a luz da: 

RESOLUÇÃO SE Nº 20, DE 5 DE FEVEREIRO DE 1998 que dispõe sobre a operacionalização da reclassificação de alunos das escolas da rede estadual, nossa escola aplicou a as provas de reclassificação. E nesta oportunidade (ATPC) faremos uma análise no desempenho dos alunos que se reclassificaram. Como o aluno é aprovado se conseguir 50% em cada uma das áreas de conhecimento, certamente ele será conduzido para série/ano pleiteada com habilidades contemplas e também habilidades deficitárias. Sendo assim, analisaremos as avaliações dos alunos promovidos, para  tomarmos ciência dos níveis de aprendizagem deles e, consequentemente elaborarmos estratégias de ensino condizentes. 
Abaixo, apresento as Habilidades "cobradas" em cada questão da prova.     

Professor Coordenador Martins Ramos.





As provas de reclassificação apresentam 42 duas questões objetiva e uma redação.
           
Números das questões e suas respectivas habilidades.          6º ano (apto para 7º ano)





01- Estabelecer diferenciações entre os espaços bi e tridimensional. 
02- Perceber os diferentes aspectos da tridimensionalidade em Artes Visuais.
03- Investigar o efeito tridimensional do corpo na dança.
04- Identificar diferentes tipos de jogos. Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e esportes.
05 -Associar as diferenças do aparelho locomotor à performance (rendimento) em habilidades
esportivas.
06- Reconhecer o gênero de um texto.
07- Reconhecer o uso do he/his e she/her para se referir a homens e mulheres, respectivamente.
08- Localizar informações específicas em textos.
09 - Identificar a sequência de acontecimentos em um texto (conto, miniconto, crônica, trecho de romance, fábula, charge, história em quadrinho ou letra de música.
10- Localizar informação explícita no texto.
11- Estabelecer a relação causa/consequência entre partes ou elementos de um texto.
12 -Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, (travessão, aspas, dois-pontos, exclamação ou interrogação) em um texto (trechos de romance, conto, crônica, notícia).
13- Identificar o tema ou sentido global de um texto.
14 - Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica.
15 -Reconhecer os elementos da narrativa (personagens, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance)
16 Identificar relações entre segmentos de um texto (contos, fábulas, crônicas, trecho de romance), a partir de substituição por: forma pronominal (pronome pessoal, possessivo ou demonstrativo), substantivo e sinonímia.
17- Reconhecer que os seres vivos se relacionam- se com o ambiente.
18 -Identificar em textos e/ou figuras animais e plantas característicos dos principais ecossistemas brasileiros.
19 -Identificar, em ilustrações e outros textos, características que diferenciam os seres vivos dos fatores não vivos do ambiente.
20- Identificar a função de produtores, consumidores e decompositores nas cadeias e teias alimentares.
21-  Associar impactos ambientais a variações populacionais em determinadas espécies.
22- Reconhecer ações individuais e coletivas na promoção da saúde.
23 - Identificar a possibilidade de determinadas populações contraírem doenças infecciosas, com base em seus respectivos indicadores relativos ao tratamento da água e esgoto.
24 - Identificar diferentes tipos de resíduos domésticos.
25 -Identificar diferentes formas de relevo terrestre e/ou impactos produzidos pela ação humana no modelado do relevo.
26- Avaliar, por meio de diferentes iconografias ou textos, formas de propagação de hábitos de
consumo que induzem a sistemas produtivos predatórios do ambiente.
27 - Observar e reconhecer os diferentes elementos constitutivos de uma dada paisagem.
28 -Identificar os pontos cardeais e colaterais e/ou aplicar técnicas de orientação relativa.
29 - Relacionar informações, com base em textos e/ou ilustrações, que permitam a percepção dos diferentes elementos da paisagem.
30- Identificar a existência das diferentes linguagens das fontes históricas.
31- Reconhecer os acontecimentos históricos em sua temporalidade, estabelecendo relações de anterioridade e posterioridade.
32- Identificar as principais contribuições das culturas antigas – em seus múltiplos aspectos para a conformação das sociedades contemporâneas.
33 Desenvolver o espírito investigativo e a autonomia ao buscar dados e informações.
34- Identificar a existência das diferentes linguagens das fontes históricas.
35- Resolver Problemas envolvendo divisor comum.
36 -Compreender os significados das operações básicas.
37 -Transformar um número misto em fração (e vice-versa).
38- Realizar as operações de adição e subtração de frações, com denominadores diferentes.
39- Relacionar a escrita numérica às regras do sistema posicional de numeração.
40 -Reconhecer elementos geométricos e relacionar com figura plana.
41 -Comparar perímetros e áreas de figuras planas representadas em malhas geométricas.
42 -Interpretar as informações representadas em gráficos.

                       
                Números das questões e suas respectivas habilidades. 



                                7º ano (apto para 8º ano)

01 -Compreender, construir e ampliar conceitos sobre o desenho e suas conexões com as diferentes linguagens artísticas.
02- Operar com o desenho como modo de pensar, perceber, observar, imaginar, projetar e expressar-se nas diferentes linguagens artísticas.
03- Compreender a importância do trabalho em equipe. Identificar alguns princípios técnicos das provas de corridas rasas.
04 -Identificar as capacidades físicas nas manifestações rítmicas nacionais.
05- Identificar a dinâmica tática do Voleibol.
06- Identificar e compreender os principais gestos técnicos e relacioná-los com regras específicas da Ginástica Rítmica (GR).
07- Relacionar imagem e informações em um texto.
08 -Reconhecer espaços onde eventos acontecem.
09- Identificar recurso semântico expressivo (antítese, personificação, metáfora, metonímia) em segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.
10- Inferir informações implícitas em um texto.
11 -Localizar itens de informação explícita, distribuídas ao longo de um texto.
12- Inferir tema ou assunto principal de um texto com base em sua compreensão global.
13- Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica.
14- Inferir o efeito de humor ou ironia produzido em um texto literário pelo uso intencional de palavras ou expressões.
15- Estabelecer relações de causa/consequência entre informações explícitas distribuídas ao longo de um texto.
16- Identificar o uso adequado da concordância nominal ou verbal, com base na correlação entre definição/exemplo.
17 -Reconhecer a importância dos fósseis e de outras evidências nos estudos da evolução.
18- Identificar por meio de coordenadas a localização de objetos em representações do céu.
19- Reconhecer fenômenos naturais, como vulcões, terremotos e tsunamis por meio de textos.
20- Comparar tamanhos e distâncias relativas dos astros pertencentes ao Sistema Solar.
21 -Classificar seres vivos apresentados em textos ou ilustrações com base em conceitos biológicos, como por exemplo, unicelular, pluricelular, autótrofo e heterótrofo, dentre outros.
22- Explicar causas e efeitos da extinção de determinadas espécies, com base em textos sobre essa temática.
23- Reconhecer as características dos processos nos quais ocorre a fermentação biológica.
24-  Construir argumentação plausível para a defesa da preservação da biodiversidade.
25-  Reconhecer, por meio de mapas e/ou textos, a distribuição espacial da atividade industrial no território brasileiro.
26- Identificar as características ambientais dos principais patrimônios geoecológicos nacionais e/ ou os processos de formação das instituições sociais e políticas que regulamentam o patrimônio ambiental brasileiro.
27 -Identificar, por meio de mapas e/ou tabelas, as desigualdades regionais do Brasil.
28 -Reconhecer, por meio de mapas e/ou textos, a distribuição populacional brasileira.
29 -Reconhecer, por meio de textos, mapas ou e/ou iconografias, o conceito de fronteiras.
30- Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas, responsáveis pela formação e ocupação territorial.
31 -Identificar informações implícitas em um texto.
32- Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas, responsáveis pela formação e ocupação territorial.
33 -Identificar as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos.
34 -Estabelecer relações entre dados e informações contidos em documentos de variada natureza.
35 -Estabelecer a relação entre frações e suas representações decimais.
36- Compreender significados associados à escrita dos números negativos, bem como operações e expressões envolvendo números negativos.
37 -Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
38- Resolver problemas envolvendo a soma dos ângulos internos e externos de um polígono qualquer.
39- Identificar os elementos de um poliedro e estabelecer a relação entre eles.
40- Resolver problemas envolvendo proporcionalidade inversa ou direta.
41- Conhecer alguns procedimentos para resolução de uma equação: equivalência e operação inversa.
42- Resolver a equação de 1°grau.

                   
                   Números das questões e suas respectivas habilidades. 


                                  8º ano (apto para 9º ano)

01- Diferenciar modalidades da arte contemporânea, nas artes visuais.
02- Distinguir suporte materiais e imateriais nas produções artísticas.
03 -Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural.
04- Identificar e compreender princípios técnicos relacionados às provas de corrida com barreiras e obstáculos.
05- Identificar os princípios táticos do futebol.
06-  Identificar a relação entre os níveis de atividade física, aptidão cardiovascular e predisposição à obesidade e controle do peso corporal.
07- Identificar as características do gênero gráfico.
08- Localizar informações em gráfico, páginas ou formulários da internet.
09 -Identificar os interlocutores prováveis de um texto, considerando o uso de formas verbais flexionadas no modo imperativo ou de determinado pronome de tratamento).
10 - Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem) em um texto (publicitário, sinopse de filmes encontrados em sites de cinema, artigo de opinião, conto, crônica, trecho de romance, letra de música).
11- Identificar a finalidade de um texto.
12- Organizar em sequência lógica itens de informação explicita, distribuídos ao longo de um texto.)
13- Justificar o uso de determinados recursos gráficos sonoros ou rítmicos em um poema).
14 -Identificar uma interpretação adequada para um determinado texto literário).
15 -Inferir a tese de um texto argumentativo, com base na argumentação construída pelo autor).
16- Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos gêneros escritos (não literários).
17 -Comparar diferentes recursos energéticos como petróleo, carvão, gás natural em relação à biomassa, origens e usos.
18 - Reconhecer medidas de prevenção às DST e Aids.
19 - Reconhecer as principais características físicas da Terra, como sua esfericidade, sua dimensão e sua força de atração gravitacional, que nos mantém presos ao solo e faz os objetos caírem em direção ao centro terrestre.
20- Identificar os principais tipos de nutrientes presentes nos alimentos mais comuns da dieta diária.
21- Identificar os processos que ocorrem nas diferentes estruturas do sistema digestório.
22 -Ler e interpretar dados e informações apresentadas em gráficos; a partir de conhecimentos sistematizados sobre as estações do ano, argumentar sobre a sua influência na vida terrestre.
23- Identificar hábitos de vida que afetam a saúde do sistema cardiovascular.
24- Reconhecer e nomear, em ilustrações e modelos anatômicos, as partes do sistema reprodutor feminino e masculino.
25- Extrair informações em diferentes fontes, para exemplificar e explicar formas de utilização e/ou consequências do uso indiscriminado das distintas fontes de energia.

26- Identificar e analisar dados em tabelas, gráficos e mapas relativos ao uso, forma ou consequência ambiental da atividade energética global.
27- Identificar situações representativas do processo de globalização.
28 -Identificar, por meio de textos, mapas e/ou iconografias, elementos representativos da herança pré-colombiana no Peru e no México.
29-  Identificar, por meio de textos, mapas e/ou iconografias, modelos de produção e consumo que induzam a sistemas produtivos predatórios ao ambiente e à sociedade.
30- Identificar informações implícitas no texto.
31- Reconhecer a importância de analisar textos de época para melhor compreensão de temas e conteúdos históricos.
32- Identificar informações texto e aplica-las na resolução de problemas.
33 - Compreender a questão da terra no Brasil, identificando as diversas formas de propriedade ao longo da história, bem como a organização fundiária e os movimentos sociais a ela ligados.
34- Identificar, na sociedade contemporânea, práticas e situações de desrespeito aos direitos humanos.
35- Relacionar um número racional com um conjunto de frações equivalentes.
36 -Reconhecer um número racional como uma dizima periódica.
37 -Conhecer e operar com as propriedades das operações com potência de expoente inteiros.
38- Relacionar a linguagem algébrica dos Produtos Notáveis à Geometria.
39 - Realizar operações com polinômios.
40- Resolver sistemas de equações lineares.
41- Reconhecer e nomear um prisma.
42- Resolver problemas em diferentes contextos, que envolvam as relações métricas dos triângulos retângulos.