Tema Central: Disciplina.
Objetivos:
-Apoiar a gestão de sala de aula
- Favorecer a Formação continuada
Caros professores, no encontro desta terça, 18 de abril retomaremos uma discussão que é recorrente nos corredores, nos cafezinhos, na sala dos professores, nas ATPCs, nos cursos de formação, ou seja, é um tema que precisa ser aprofundado, pois a indisciplina é um aspecto que interfere no andamento das aulas e ambiente escolar, assim diretamente na aprendizagem. A dinâmica do encontro será em forma de debate, onde todos responderão as questões sugeridas (lista abaixo) e poderão formular questões pertinentes ao tema. Será uma oportunidades, também de trocas de experiencias, pois entendo que a socialização de boas práticas é um caminho para nossa formação continuada. Entendo também que as trocas de experiencias não são "receitas", portanto a ações exitosas devem ser adaptadas às diversas realidades.
Professor Coordenador Martins ramos.
Perguntas e Respostas
Professor Coordenador Martins ramos.
Perguntas e Respostas
1-
É
possível ensinar disciplina?
2- A disciplina vem
de casa?
3- Qual o principal
erro da escola em relação à disciplina?
4- É possível
ensinar disciplina pelo exemplo?
5- A disciplina que
se aprende na escola serve para a vida toda?
6- A disciplina
ajuda a desenvolver a autonomia?
7- O que é ser uma
pessoa disciplinada?
8- Todas as
obrigações devem ser submetidas a discussão?
9- As crianças
conseguem entender a importância da disciplina?
10- Como ensinar a
disciplina na pré-escola?
11- Como ensinar a
disciplina no Ensino Fundamental?
12- A disciplina e a
ordem podem prejudicar a criatividade?
Estas questões fazem parte de uma entrevista realizada pela revista ESCOLA ao Professor, escritor, psicólogo Lino De Macedo, portanto a cada resposta em nosso debate recorreremos às respostas do entrevistado.
"Ao longo da carreira, Lino de Macedo, professor do Instituto
de Psicologia da Universidade de São Paulo, se especializou no construtivismo
do suíço Jean Piaget (1896-1980), na psicologia aplicada à educação e nos jogos
infantis ele coordena um laboratório de pesquisas e elaboração de atividades
relacionadas às brincadeiras e voltadas para a escola. Um assunto que ocupa
particularmente sua atenção são os estágios de desenvolvimento da criança e a
importância de o professor conhecer o que acontece em cada fase do crescimento.
Com essa vivência, ele encara um dos temas que mais preocupam
os educadores: a disciplina. Segundo o psicólogo, disciplina na escola não é
questão de boa conduta nem de formação trazida de casa. "Disciplina se
aprende e é do interesse de todo mundo, porque facilita a relação da gente com
as coisas." O que o professor pode fazer para que a turma se comporte como
deve? O exemplo é um dos caminhos. "Fala-se muito que as crianças de hoje
não têm limites. Mas nós, adultos, também não temos." Macedo acaba de
lançar uma nova coletânea de textos, Ensaios Pedagógicos, que tem como
subtítulo a pergunta Como Construir uma Escola para Todos? Um dos capítulos
trata especificamente de disciplina, tema discutido na entrevista".
Acessado em 10/04/17 https://novaescola.org.br/conteudo/863/lino-de-macedo-disciplina-e-um-conteudo-como-qualquer-outro
Perguntas e Respostas
Perguntas e Respostas
1-
É possível ensinar disciplina?
Lino de Macedo: Sim. Disciplina é uma competência escolar que
as crianças aprendem como qualquer conteúdo. Condição para realizar um trabalho
com êxito, é uma matéria interdisciplinar, porque dela dependem todas as
outras.
2-
A disciplina vem de casa?
Lino de Macedo: Para alguns educadores, sim. Quem considera a
disciplina uma coisa que se tem ou não se tem possui uma visão moralizante que
transforma uma competência numa questão de valor. Para eles, a disciplina
depende da força de vontade do aluno ou da determinação dos pais. Essa visão
atribui culpa em caso de indisciplina. De fato, na escola exclusiva, anterior à
atual, selecionavam-se os alunos e ficavam de fora aqueles que não se ajustavam
ao comportamento desejado. Nesse caso, disciplina era mesmo um pré-requisito
para a escola. Hoje, comportadas ou não, todas as crianças têm direito a
estudar.
3-
Qual o principal erro da escola em
relação à disciplina?
Lino de Macedo: É pensar que existe um único tipo de
disciplina e que ela só pode ser imposta. Minha ideia é que disciplina é um
trabalho de todos em sala de aula. Constrói-se a melhor forma de acordo com a
necessidade. Numa aula tradicional, expositiva, enquanto o professor fala ou
escreve no quadro-negro, os alunos devem ficar quietos, prestar atenção e
copiar. Acontece que hoje temos muitas propostas pedagógicas. Cada cultura
escolar e cada atividade em sala de aula têm uma disciplina adequada a seu
desenvolvimento. Dependendo da situação, a melhor pode ser o silêncio, as
crianças perguntando ou conversando entre si.
4-
É possível ensinar disciplina pelo
exemplo?
Lino de Macedo: Sim. Um erro comum é achar que a falta de
disciplina é sempre do outro. Fala-se muito que as crianças de hoje não têm
limites. É verdade. Mas nós, adultos, também não temos. Em uma sociedade como a
nossa, um dia se almoça de manhã, outro dia de tarde, outro dia enquanto se
fala ao celular. Nós é que não temos rotinas para organizar a vida das
crianças. Entendemos os motivos da nossa "indisciplina" porque
sabemos que para muitas pessoas a regularidade se tornou impossível. Mas, se
nós não somos disciplinados, por que esperamos um comportamento regular das
crianças, como se fosse uma coisa natural, espontânea, quase herdada? Podemos
conquistar o aluno para um projeto de disciplina conseguindo a admiração dele.
Em sua origem, a palavra disciplina tem a ver com discípulo. Discípulo é uma
pessoa que tem alguém como modelo e se entrega pelo valor que atribui a essa
pessoa. Com o tempo, perdeu-se o elemento de referência que havia antigamente.
Isso tem de ser novamente conquistado, pouco a pouco, pelos dois lados.
5-
A disciplina que se aprende na escola
serve para a vida toda?
Lino de Macedo: A gente tem de pensar a disciplina ao mesmo
tempo como fim e como meio. É um fim porque podemos desenvolver atitudes como
concentração, responsabilidade, interesse. Essas coisas viram ferramentas
pessoais e de trabalho. Disciplina é também um meio, um instrumento sem o qual
as coisas não acontecem ou acontecem fora do prazo ou dos padrões.
6-
A disciplina ajuda a desenvolver a
autonomia?
Lino de Macedo: Disciplina é, cada vez mais, autodisciplina.
Um exemplo é a lição de casa. Hoje em dia a maioria das famílias não tem um
adulto com tempo disponível para fiscalizar o dever. A própria criança aprende
a administrar essa tarefa e, se necessário, ela pede socorro. A autonomia é uma
conquista, um aprendizado complexo e longo pelo qual as crianças desenvolvem a
disciplina para dar conta de suas tarefas.
7-
O que é ser uma pessoa disciplinada?
Lino de Macedo: Ser disciplinado significa ter um
comportamento subordinado a regras. Mas o que é regra? Algo que se constrói por
consentimento. É como em um jogo. As regras são arbitrárias, mas a criança
aceita porque gosta de jogar. Sem regra, não há jogo. Para definir regras,
usamos o recurso da democracia. A classe toda discute, sob a condição de que
todos aceitem o que a maioria decidir. O problema é que a minoria pode se
recusar a cumprir. Deve-se combinar previamente que a não observação das regras
implicará punições ou perdas. Um dos motivos que nos levam a aderir à
disciplina são as consequências de não nos entregarmos a ela. Convencer é
diferente de impor.
8-
Todas as obrigações devem ser
submetidas a discussão?
Lino de Macedo: Não. Por exemplo: muitos pais perguntam aos
filhos se eles querem comer. Eu não acho que seja uma boa pergunta. Porque, se
o filho disser que não quer comer, como fica? A melhor pergunta é o que ele
quer comer, dando opções. Dar autonomia não significa abrir mão do seu papel de
líder e de responsável por certas coisas. Se você submeter tudo à opinião da
maioria das crianças, a curto prazo elas vão decidir pelo pior. Primeiro, tenta-se
convencer. O último recurso é impor. É errado tentar tratar como homogêneo algo
desigual como a relação adulto e criança ou a relação professor e aluno.
9-
As crianças conseguem entender a
importância da disciplina?
Lino de Macedo: Em 1930 Piaget escreveu um livro importante,
O Julgamento Moral da Criança, e mostrou que mesmo as bem pequenas já têm
valores como o gosto pelas regras, pela disciplina, pelo fazer bem-feito e por
se entregar a uma tarefa coletiva. Só que o adulto não percebe. Piaget provou que
é possível ver isso usando o exemplo das brincadeiras. A própria garotada se
autorregula e se submete a regras coletivas. Piaget analisou como o respeito
entre iguais promove o desenvolvimento da criança. Muitos pais e professores
sabem compartilhar com ela a necessidade de uma regra de forma que a criança
até reclama, mas aceita, entendendo que é o melhor.
10-
Como ensinar a disciplina na
pré-escola?
Lino de Macedo: Para alunos da Educação Infantil, digamos de
2 a 6 anos, a brincadeira, a fantasia, as histórias são ótimas estratégias. A
argumentação científica não funciona com os pequenos. O recurso lúdico soa
sincero para a criança, porque é uma espécie de dramatização do assunto, uma
elaboração simbólica da questão. Nessa idade, outro recurso possível é
simplesmente, com habilidade, dar uma ordem e pedir que ela seja cumprida.
Nesse caso, é preciso deixar claro para a criança que há uma diferença entre
ela e o adulto. Ela sabe disso e até se sente aliviada.
11-
Como ensinar a disciplina no Ensino Fundamental?
Lino de Macedo: A idade dos 7 aos 11 anos é interessante para
trabalhar disciplina como uma boa regra ou uma regra sem a qual certas coisas
não se desenvolvem bem. O convencimento se dá de forma empírica, com exemplos,
discussão, não mais como faz-de-conta. Uma coisa é o imaginário, outra é a
própria negociação da regra. O problema do convencimento no seu sentido adulto
é que ele supõe um pensamento hipotético-dedutivo ("se você não fizer
isso, acontece aquilo"). Mas crianças com menos de 12 anos não entendem
esse pensamento. É preciso trabalhar com elas a própria construção das regras
mais adequadas para uma determinada tarefa que se espera que realizem.
12-
A disciplina e a ordem podem
prejudicar a criatividade?
Lino de Macedo: Rigidez é uma coisa, rigor é outra. Os
artistas, que trabalham com criação, costumam ser super-rigorosos. Já rigidez é
acreditar que uma coisa só pode ser feita de um jeito, definido
arbitrariamente. A disciplina está do lado da criação, mas não é uma só. Alguns
trabalham de dia, outros à noite; alguns de um modo, outros de outro. A maior
parte dos artistas tem de cumprir prazos, se impõe tarefas. Se não houver
disciplina, você para no meio, esquece. Acontece que muitas vezes nós, adultos,
usamos o discurso do rigor para defender nossa rigidez ou nossa incapacidade de
lidar com as situações.
Dica: digite
INDISCIPLINA no campo de BUSCA do Blog e(re) visite a postagem com textos trabalhados em 29 de março de 2016.
Boa leitura!
Professor Coordenador Martins Ramos.