Bom estudo!
Professor coordenador Martins Ramos.
TEXTO 1: PROJETOS ESCOLARES: A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER
Como profissionais da educação, quando pensamos numa sala de
aula, buscamos logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que
os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.
Sabemos que existem as grades curriculares com conteúdos
adequados a cada série, que acabam dificultando o fazer do professor quanto à
elaboração de uma temática onde todos esses possam se encaixar. Isso realmente
seria impossível, mas o professor deve planejá-los e organizá-los de acordo com
o centro de interesse da turma, de forma interdisciplinar, buscando uma fusão
desses conteúdos. Pode-se, por exemplo, numa aula de ciências, fazer
experiências concretas, como uma receita de bolo, mostrando o processo de
mistura, fermentação e após, solicitar que os alunos façam uma produção de
texto do trabalho realizado, para avaliar os aspectos de linguagem escrita,
gramática, vocabulário, criatividade e desenvoltura em português.
A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de
proporcionar um ambiente favorável ao saber. Por isso propomos que os temas
sejam escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados
em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem”
e, principalmente, percebam que a sala de aula não é o lugar onde deve-se
engolir os conteúdos passados pelos professores, mas um espaço aberto de trocas
de conhecimento.
Os temas da atualidade se tornam mais interessantes para as
séries do ensino fundamental, como aquecimento global, poluição, preservação do
meio ambiente, biocombustível, dentre vários outros. Já os conteúdos antigos,
como os de história, podem ser resgatados e comparados ao mundo moderno.
É importante que o professor promova espaços para pesquisas,
discussões em grupo, montagem de painéis referente aos temas, maquetes, enfim,
tudo aquilo que se tornar centro de interesse dos alunos, podendo aprofundar o
estudo e o conhecimento a cada dia. E que esses materiais sejam acumulados
podendo tornar-se ponto de culminância do estudo, em uma feira ou mostra
científico-cultural.
Com certeza, com essa abertura, o sucesso acontecerá, pois um
grupo ativo, motivado e envolvido produz muito mais do que os acostumados à
passividade.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Acesso em 17 de março de 2017, http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/projetos-escolares-motivacao-para-aprender.htm
TEXTO 2: Pedagogia
dos projetos - Nilbo Nogueira
Acesso em 17 de março de 2017 https://www.youtube.com/watch?v=eguk20OL76c
TEXTO 3: Trabalhando com projetos -
Acesso em 17 de
março de 2017 https://www.youtube.com/watch?v=dQ7aifxh16Y