Hora de Estudar

domingo, 4 de dezembro de 2016

ATPC n.º 38 de 06 de dezembro/16

Caros professores, no encontro de terça-feira, 6 de dezembro continuaremos a debater e resolver situações problemas. Vamos elencar algumas situações e eleger uma para, na sequencia criar estratégias de ações.
 Como sempre faço sugiro que levem para a reunião textos de apoio, relatos de boas práticas para fortalecer nosso encontro.










Abaixo, sugiro algumas leituras.

Bom trabalho a todos,
Professor Coordenador Martins Ramos.


Texto de apoio 1:  Qual é o seu maior problema na sala de aula
 (Roseli Brito).

Na pesquisa enviada aos Professores foram respondidas seis perguntas, abaixo estão as respostas para a primeira pergunta.

    Qual é o seu maior problema na sala de aula

. Indisciplina  75%
. Falta interesse e compromisso dos alunos 20%
. Alunos com dificuldades de aprender  5%

Como já era esperado, a indisciplina dentro da sala de aula apareceu na maioria   das respostas. É de consenso geral que os Professores estão sofrendo muito, pois o   ambiente fica muito tenso e tumultuado, o que gera um forte desgaste emocional.

Correção do problema: criar e implantar  um Programa de Gerenciamento da Sala de Aula que tenha regras claras de procedimentos e consequências.

– Falta de interesse e compromisso dos alunos:

Este problema está diretamente ligado as estratégias e metodologias com que são  trabalhados os conteúdos escolares, bem como ao  relacionamento Professor x Aluno. A falta de interesse e compromisso dos alunos pode revelar-se de forma apática e passiva ou ir ao outro extremo na forma de rebeldia e indisciplina.

Correção do  problema: Rever as estratégias utilizadas, adotar novos recursos para cativar a atenção dos alunos por meio da criatividade, uso de  atividades dinâmicas, lúdicas, pois desta forma será possível começar a trabalhar as atitudes e comportamentos dos alunos bem como a inserção de valores morais.

– Alunos com dificuldades de aprender:

Alunos que por motivos variados apresentam dificuldades de aprendizado   requerem   do Professor um esforço extra, já que é preciso pensar em estratégias diferenciadas dos demais alunos.

Correção: levantar as causas das dificuldades de aprendizado, criar um Plano de Ação com as devidas intervenções tanto em sala de aula, como no lar.

  

Os Professores precisam de um Plano de Gerenciamento efetivo do processo de aprendizagem. Assim caberá aos envolvidos: Direção/Coordenação/Professores discutirem juntos as melhores soluções, bem como também criarem ações para que a Família possa ser orientada a fazer os ajustes no lar.

O processo de aprendizagem envolve vários `personagens `, cada qual com seu papel definido. Jamais o Professor poderá, sozinho, desempenhar todos os papéis, e nem cabe a ele esta tarefa, para isso é preciso que todos os envolvidos estejam cientes e sintonizados com o papel que tem a desempenhar e serem cobrados por isso.

Tarefa: Discutam na próxima Reunião Pedagógica, qual é o papel que a Escola espera que seja desempenhada pelo: Professores, Pais e  Alunos.

Listar a responsabilidade de cada  um quanto aos objetivos a serem alcançados , depois criem ações que cada um deverá cumprir ao longo dos bimestres.  Assim ficará fácil monitorar o processo, bem como cobrar os envolvidos.


Texto de apoio 2:  Novas gerações têm poucas referências de autoridade.
                                                                            Mário Sérgio Cortella.


fonte: https://www.youtube.com/watch?v=HJOJ4inBqA8  acessado em 2/12/16