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sábado, 1 de abril de 2017

ATPC De 04 de abril


                                  Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo

                          Tema:  Democratização da escola pública. 
 Referencias: 
-José Carlos Lebâneo: A Democratização da escola pública.

- Referenciais para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente
(Documento para Consulta Pública - MEC)
- Troca de experiencias entre os participantes. (citações de outros autores). sobre o tema. 



Pedagogia liberal
 1- Tradicional
 2- Renovada progressivista
 3- Renovada não-diretiva
 4- Tecnicista
  Pedagogia progressista
 1- Libertadora
 2- Libertária
 3- Crítico-Social dos conteúdos

LIBÂNEO ,José Carlos: A Democratização da escola pública , 2003 19.ª edição. Ed. Loyola.



                               TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Acesso em 01 de abril. 2017 https://www.youtube.com/watch?v=HLZtZILFAps




Quadro síntese das tendências pedagógicas


Nome da Tendência Pedagógica
Papel da Escola
Conteúdos
Métodos
Professor
x
aluno
Aprendizagem
Manifestações
Tendência Liberal Tradicional
Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.
Conhecimento e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas.
Exposição e demonstração verbal da matéria e / ou por meios de modelos.
Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno.
A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade.
Nas escolas que adotam filosofias humanistas clássicas ou científicas.
Tendência Liberal Renovada Progressivista
A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social.
Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas.
Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.
O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança.
É baseada na motivação e na estimulação de problemas.
Montessori Decroly
Dewey
Piaget
Lauro de oliveira Lima
 Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova)
Formação de atitudes.
Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos.
Método baseado na facilitação da aprendizagem.
Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito.
Aprender é modificar as percepções da realidade.
Carl Rogers, "Sumermerhill" escola de A. Neill.
Tendência Liberal
Tecnicista
É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas.
São informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica.
Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações.
Relação objetiva onde o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.
Aprendizagem baseada no desempenho.
Leis 5.540/68
e
5.692/71.
  Tendência Progressista Libertadora
Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.
Temas geradores.
Grupos de discussão.
A relação é de igual para igual, horizontalmente. 
Resolução da situação problema.
Paulo Freire.
Tendência Progressista Libertária
Transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário.
As matérias são colocadas, mas não exigidas.
Vivência grupal na forma de auto-gestão.
É não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres.
Aprendizagem informal, via grupo.
C. Freinet
Miguel Gonzales
Arroyo.
Tendência Progressista "crítico social
dos conteúdos ou "histórico-crítica"
Difusão dos conteúdos.
Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social.
O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado.
Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno.
Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.
Makarenko
B. Charlot
Suchodoski
Manacorda
G. Snyders
Demerval Saviani.
Disponível em <http://pedagogia.tripod.com/quadro_tendencias.htm>. Acessado em 19/03/2017.


                         Qual  o perfil ideal de um bom professor? 

1. Domina os conteúdos curriculares das disciplinas que leciona, o que inclui a compreensão de seus princípios e conceitos.  

2. Conhece as características de desenvolvimento dos alunos, suas experiências e contexto em
que vivem, e como esses fatores afetam sua aprendizagem.

3. Domina a didática das disciplinas que ensina, incluindo diversas estratégias e atividades de
ensino.

4. Domina o currículo ou as diretrizes curriculares das disciplinas que leciona.

5. Organiza os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, os momentos de desenvolvimento dos alunos e seu nível de aprendizagem.

6. Seleciona recursos de aprendizagem de acordo com os objetivos de aprendizagem e as características de seus alunos.

7. Seleciona estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de aprendizagem, a disciplina que ensina e o currículo, permitindo com que todos os alunos demonstrem o que aprenderam.

8. Estabelece um clima favorável para a aprendizagem, baseado em relações de respeito, equidade, confiança, cooperação e entusiasmo.

9. Manifesta altas expectativas em relação às possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento de todos os seus alunos.

10. Estabelece e mantém normas de convivência em sala de aula, de modo que os alunos aprendam a ter responsabilidade pela sua aprendizagem e a dos colegas.

11. Demonstra valores, atitudes e comportamentos positivos e promovem o desenvolvimento deles pelos alunos.

12. Comunica-se efetivamente com os pais de alunos , atualizando-os e buscando estimular o seu comprometimento com o processo de ensino aprendizagem dos alunos.

13. Aplica estratégias de ensino desafiantes e coerentes com os objetivos de aprendizagem e com os diferentes níveis de aprendizado dos alunos.

14. Utiliza métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento e da busca independente do conhecimento.


Referenciais para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente



Documento para Consulta Pública - MEC


                                                  Divulgação 

Comvest vai oferecer Oficina sobre a Prova de Redação para professores da área da linguagem.




A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abrirá, no próximo dia 3 de abril, às 9 horas, o período de inscrição para a oficina “A Redação no Vestibular Unicamp”, sobre as características da prova aplicada pela Universidade. A oficina é destinada a professores de Português/Redação dos ensinos fundamental II e médio, e alunos de graduação (Letras, Linguística e Estudos Literários) e pós-graduação (Letras e Linguística). Os interessados deverão fazer a inscrição exclusivamente pela internet, em www.comvest.unicamp.br, até as 17 horas do dia 7 de abril. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. A oficina será realizada no dia 6 de maio (sábado) das 9 às 17 horas, no campus da Unicamp, em Campinas.

Poderão se inscrever professores das redes particular e pública de ensino, bem como alunos de graduação matriculados no último ano e de pós-graduação, todos ligados à área da linguagem. A taxa de inscrição é de 60 reais para alunos e professores de escolas públicas e 120 reais para professores de escolas particulares. Serão oferecidas 340 vagas, sendo:

120 para professores da rede pública;
120 para professores da rede particular;
100 para alunos de graduação ou pós-graduação.

A realização da oficina reflete a preocupação da Comvest em divulgar as características de sua prova à comunidade externa, devido à importância da redação em seu exame. A prova da Redação Unicamp será apresentada e os participantes poderão saber também quais são os critérios de correção. A oficina é uma oportunidade para o professor conhecer e entender a prova e poder preparar melhor seus alunos para o Vestibular Unicamp.


Informações sobre a oficina podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3521-1783 ou através do e-mail: oficina@comvest.unicamp.br

 Fonte:                                                                                                                                                                 acessado em 02 de abril de 2017  http://www.comvest.unicamp.br/oficina_redacao/oficina.html