Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo
Tema: Democratização da escola pública.
Referencias:
-José Carlos Lebâneo: A Democratização da escola pública.
- Referenciais para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente
(Documento para Consulta Pública - MEC)
- Troca de experiencias entre os participantes. (citações de outros autores). sobre o tema.
Pedagogia liberal
1- Tradicional
2- Renovada progressivista
3- Renovada não-diretiva
4- Tecnicista
Pedagogia progressista
1- Libertadora
2- Libertária
3- Crítico-Social dos conteúdosLIBÂNEO ,José Carlos: A Democratização da escola pública , 2003 19.ª edição. Ed. Loyola.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Acesso em 01
de abril. 2017 https://www.youtube.com/watch?v=HLZtZILFAps
Quadro
síntese das tendências pedagógicas
Nome da
Tendência Pedagógica
|
Papel da
Escola
|
Conteúdos
|
Métodos
|
Professor
x aluno |
Aprendizagem
|
Manifestações
|
Tendência Liberal
Tradicional
|
Preparação intelectual e
moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.
|
Conhecimento e valores
sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades
absolutas.
|
Exposição e
demonstração verbal da matéria e / ou por meios de modelos.
|
Autoridade do professor
que exige atitude receptiva do aluno.
|
A aprendizagem é
receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada
idade.
|
Nas escolas que adotam
filosofias humanistas clássicas ou científicas.
|
Tendência Liberal
Renovada Progressivista
|
A escola deve adequar
as necessidades individuais ao meio social.
|
Os conteúdos são
estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às
situações problemas.
|
Por meio de
experiências, pesquisas e método de solução de problemas.
|
O professor é
auxiliador no desenvolvimento livre da criança.
|
É baseada na motivação
e na estimulação de problemas.
|
Montessori Decroly
Dewey Piaget Lauro de oliveira Lima |
Tendência Liberal
Renovadora não-diretiva (Escola Nova)
|
Formação de atitudes.
|
Baseia-se na busca dos
conhecimentos pelos próprios alunos.
|
Método baseado na
facilitação da aprendizagem.
|
Educação centralizada
no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito.
|
Aprender é modificar as
percepções da realidade.
|
Carl Rogers,
"Sumermerhill" escola de A. Neill.
|
Tendência Liberal
Tecnicista |
É modeladora do
comportamento humano através de técnicas específicas.
|
São informações
ordenadas numa sequência lógica e psicológica.
|
Procedimentos e
técnicas para a transmissão e recepção de informações.
|
Relação objetiva onde o
professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.
|
Aprendizagem baseada no
desempenho.
|
Leis 5.540/68
e 5.692/71. |
Tendência Progressista
Libertadora
|
Não atua em escolas,
porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da
realidade em que vivem na busca da transformação social.
|
Temas geradores.
|
Grupos de discussão.
|
A relação é de igual
para igual, horizontalmente.
|
Resolução da situação
problema.
|
Paulo Freire.
|
Tendência Progressista
Libertária
|
Transformação da
personalidade num sentido libertário e autogestionário.
|
As matérias são colocadas,
mas não exigidas.
|
Vivência grupal na
forma de auto-gestão.
|
É não diretiva, o
professor é orientador e os alunos livres.
|
Aprendizagem informal,
via grupo.
|
C. Freinet
Miguel Gonzales Arroyo. |
Tendência Progressista
"crítico social
dos conteúdos ou "histórico-crítica" |
Difusão dos conteúdos.
|
Conteúdos culturais
universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social.
|
O método parte de uma
relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado.
|
Papel do aluno como
participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno.
|
Baseadas nas estruturas
cognitivas já estruturadas nos alunos.
|
Makarenko
B. Charlot Suchodoski Manacorda G. Snyders Demerval Saviani. |
Disponível
em <http://pedagogia.tripod.com/quadro_tendencias.htm>. Acessado em
19/03/2017.
1. Domina os conteúdos curriculares das disciplinas que leciona, o que
inclui a compreensão de seus princípios e conceitos.
2. Conhece as características de desenvolvimento dos alunos, suas
experiências e contexto em
que vivem, e como esses fatores afetam sua aprendizagem.
3. Domina a didática das disciplinas que ensina, incluindo diversas
estratégias e atividades de
ensino.
4. Domina o currículo ou as diretrizes curriculares das disciplinas que
leciona.
5. Organiza os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o
currículo, os momentos de desenvolvimento dos alunos e seu nível de aprendizagem.
6. Seleciona recursos de aprendizagem de acordo com os objetivos de
aprendizagem e as características de seus alunos.
7. Seleciona estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de
aprendizagem, a disciplina que ensina e o currículo, permitindo com que todos os alunos demonstrem
o que aprenderam.
8. Estabelece um clima favorável para a aprendizagem, baseado em
relações de respeito, equidade, confiança, cooperação e entusiasmo.
9. Manifesta altas expectativas em relação às possibilidades de
aprendizagem e desenvolvimento de todos os seus alunos.
10. Estabelece e mantém normas de convivência em sala de aula, de modo
que os alunos aprendam a ter responsabilidade pela sua aprendizagem e a dos colegas.
11. Demonstra valores, atitudes e comportamentos positivos e promovem o
desenvolvimento deles pelos alunos.
12. Comunica-se efetivamente com os pais de alunos , atualizando-os e
buscando estimular o seu comprometimento com o processo de ensino aprendizagem dos alunos.
13. Aplica estratégias de ensino desafiantes e coerentes com os
objetivos de aprendizagem e com os diferentes níveis de aprendizado dos alunos.
14. Utiliza métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do
pensamento e da busca independente do conhecimento.
Referenciais para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abrirá, no próximo dia 3 de abril, às 9 horas, o período de inscrição para a oficina “A Redação no Vestibular Unicamp”, sobre as características da prova aplicada pela Universidade. A oficina é destinada a professores de Português/Redação dos ensinos fundamental II e médio, e alunos de graduação (Letras, Linguística e Estudos Literários) e pós-graduação (Letras e Linguística). Os interessados deverão fazer a inscrição exclusivamente pela internet, em www.comvest.unicamp.br, até as 17 horas do dia 7 de abril. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. A oficina será realizada no dia 6 de maio (sábado) das 9 às 17 horas, no campus da Unicamp, em Campinas.
Poderão se inscrever professores das redes particular e pública de ensino, bem como alunos de graduação matriculados no último ano e de pós-graduação, todos ligados à área da linguagem. A taxa de inscrição é de 60 reais para alunos e professores de escolas públicas e 120 reais para professores de escolas particulares. Serão oferecidas 340 vagas, sendo:
120 para professores da rede pública;
120 para professores da rede particular;
100 para alunos de graduação ou pós-graduação.
A realização da oficina reflete a preocupação da Comvest em divulgar as características de sua prova à comunidade externa, devido à importância da redação em seu exame. A prova da Redação Unicamp será apresentada e os participantes poderão saber também quais são os critérios de correção. A oficina é uma oportunidade para o professor conhecer e entender a prova e poder preparar melhor seus alunos para o Vestibular Unicamp.
Informações sobre a oficina podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3521-1783 ou através do e-mail: oficina@comvest.unicamp.br
Fonte: acessado em 02 de abril de 2017 http://www.comvest.unicamp.br/oficina_redacao/oficina.html
Fonte: acessado em 02 de abril de 2017 http://www.comvest.unicamp.br/oficina_redacao/oficina.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário