RESOLUÇÃO SE
Nº 20, DE 5 DE FEVEREIRO DE 1998 que dispõe sobre
a operacionalização da reclassificação de alunos das escolas da rede estadual, nossa escola aplicou a as provas de reclassificação. E nesta oportunidade (ATPC) faremos uma análise no desempenho dos alunos que se reclassificaram. Como o aluno é aprovado se conseguir 50% em cada uma das áreas de conhecimento, certamente ele será conduzido para série/ano pleiteada com habilidades contemplas e também habilidades deficitárias. Sendo assim, analisaremos as avaliações dos alunos promovidos, para tomarmos ciência dos níveis de aprendizagem deles e, consequentemente elaborarmos estratégias de ensino condizentes.
Abaixo, apresento as Habilidades "cobradas" em cada questão da prova.
Professor Coordenador Martins Ramos.
Professor Coordenador Martins Ramos.
Números das questões e suas respectivas habilidades. 6º ano (apto para 7º ano)
01-
Estabelecer diferenciações entre os espaços bi e tridimensional.
02- Perceber
os diferentes aspectos da tridimensionalidade em Artes Visuais.
03-
Investigar o efeito tridimensional do corpo na dança.
04-
Identificar diferentes tipos de jogos. Identificar semelhanças e diferenças
entre jogos e esportes.
05 -Associar
as diferenças do aparelho locomotor à performance (rendimento) em habilidades
esportivas.
06-
Reconhecer o gênero de um texto.
07-
Reconhecer o uso do he/his e she/her para se referir a homens e mulheres,
respectivamente.
08-
Localizar informações específicas em textos.
09 - Identificar
a sequência de acontecimentos em um texto (conto, miniconto, crônica, trecho de
romance, fábula, charge, história em quadrinho ou letra de música.
10-
Localizar informação explícita no texto.
11-
Estabelecer a relação causa/consequência entre partes ou elementos de um texto.
12 -Reconhecer
o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, (travessão, aspas, dois-pontos,
exclamação ou interrogação) em um texto (trechos de romance, conto, crônica,
notícia).
13-
Identificar o tema ou sentido global de um texto.
14 - Organizar
os episódios principais de uma narrativa literária em sequência lógica.
15 -Reconhecer
os elementos da narrativa (personagens, enredo, tempo, espaço ou foco
narrativo) em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance)
16 Identificar
relações entre segmentos de um texto (contos, fábulas, crônicas, trecho de
romance), a partir de substituição por: forma pronominal (pronome pessoal,
possessivo ou demonstrativo), substantivo e sinonímia.
17-
Reconhecer que os seres vivos se relacionam- se com o ambiente.
18 -Identificar
em textos e/ou figuras animais e plantas característicos dos principais
ecossistemas brasileiros.
19 -Identificar,
em ilustrações e outros textos, características que diferenciam os seres vivos
dos fatores não vivos do ambiente.
20- Identificar
a função de produtores, consumidores e decompositores nas cadeias e teias
alimentares.
21- Associar impactos ambientais a variações
populacionais em determinadas espécies.
22-
Reconhecer ações individuais e coletivas na promoção da saúde.
23 - Identificar
a possibilidade de determinadas populações contraírem doenças infecciosas, com
base em seus respectivos indicadores relativos ao tratamento da água e esgoto.
24 - Identificar
diferentes tipos de resíduos domésticos.
25 -Identificar
diferentes formas de relevo terrestre e/ou impactos produzidos pela ação humana
no modelado do relevo.
26- Avaliar,
por meio de diferentes iconografias ou textos, formas de propagação de hábitos
de
consumo que
induzem a sistemas produtivos predatórios do ambiente.
27 - Observar
e reconhecer os diferentes elementos constitutivos de uma dada paisagem.
28 -Identificar
os pontos cardeais e colaterais e/ou aplicar técnicas de orientação relativa.
29 - Relacionar
informações, com base em textos e/ou ilustrações, que permitam a percepção dos diferentes
elementos da paisagem.
30-
Identificar a existência das diferentes linguagens das fontes históricas.
31-
Reconhecer os acontecimentos históricos em sua temporalidade, estabelecendo
relações de anterioridade e posterioridade.
32-
Identificar as principais contribuições das culturas antigas – em seus
múltiplos aspectos para a conformação das sociedades contemporâneas.
33
Desenvolver o espírito investigativo e a autonomia ao buscar dados e
informações.
34-
Identificar a existência das diferentes linguagens das fontes históricas.
35- Resolver
Problemas envolvendo divisor comum.
36 -Compreender
os significados das operações básicas.
37 -Transformar
um número misto em fração (e vice-versa).
38- Realizar
as operações de adição e subtração de frações, com denominadores diferentes.
39-
Relacionar a escrita numérica às regras do sistema posicional de numeração.
40 -Reconhecer
elementos geométricos e relacionar com figura plana.
41 -Comparar
perímetros e áreas de figuras planas representadas em malhas geométricas.
42 -Interpretar
as informações representadas em gráficos.
01 -Compreender,
construir e ampliar conceitos sobre o desenho e suas conexões com as diferentes
linguagens artísticas.
02- Operar
com o desenho como modo de pensar, perceber, observar, imaginar, projetar e expressar-se
nas diferentes linguagens artísticas.
03-
Compreender a importância do trabalho em equipe. Identificar alguns princípios
técnicos das provas de corridas rasas.
04 -Identificar
as capacidades físicas nas manifestações rítmicas nacionais.
05-
Identificar a dinâmica tática do Voleibol.
06-
Identificar e compreender os principais gestos técnicos e relacioná-los com
regras específicas da Ginástica Rítmica (GR).
07-
Relacionar imagem e informações em um texto.
08 -Reconhecer
espaços onde eventos acontecem.
09-
Identificar recurso semântico expressivo (antítese, personificação, metáfora,
metonímia) em segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.
10- Inferir
informações implícitas em um texto.
11 -Localizar
itens de informação explícita, distribuídas ao longo de um texto.
12- Inferir
tema ou assunto principal de um texto com base em sua compreensão global.
13-
Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência
lógica.
14- Inferir
o efeito de humor ou ironia produzido em um texto literário pelo uso
intencional de palavras ou expressões.
15-
Estabelecer relações de causa/consequência entre informações explícitas
distribuídas ao longo de um texto.
16-
Identificar o uso adequado da concordância nominal ou verbal, com base na
correlação entre definição/exemplo.
17 -Reconhecer
a importância dos fósseis e de outras evidências nos estudos da evolução.
18-
Identificar por meio de coordenadas a localização de objetos em representações
do céu.
19-
Reconhecer fenômenos naturais, como vulcões, terremotos e tsunamis por meio de
textos.
20- Comparar
tamanhos e distâncias relativas dos astros pertencentes ao Sistema Solar.
21 -Classificar
seres vivos apresentados em textos ou ilustrações com base em conceitos
biológicos, como por exemplo, unicelular, pluricelular, autótrofo e
heterótrofo, dentre outros.
22- Explicar
causas e efeitos da extinção de determinadas espécies, com base em textos sobre
essa temática.
23-
Reconhecer as características dos processos nos quais ocorre a fermentação
biológica.
24- Construir argumentação plausível para a defesa
da preservação da biodiversidade.
25- Reconhecer, por meio de mapas e/ou textos, a
distribuição espacial da atividade industrial no território brasileiro.
26- Identificar
as características ambientais dos principais patrimônios geoecológicos
nacionais e/ ou os processos de formação das instituições sociais e políticas
que regulamentam o patrimônio ambiental brasileiro.
27 -Identificar,
por meio de mapas e/ou tabelas, as desigualdades regionais do Brasil.
28 -Reconhecer,
por meio de mapas e/ou textos, a distribuição populacional brasileira.
29 -Reconhecer,
por meio de textos, mapas ou e/ou iconografias, o conceito de fronteiras.
30-
Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas,
responsáveis pela formação e ocupação territorial.
31 -Identificar
informações implícitas em um texto.
32-
Identificar processos históricos relativos às atividades econômicas,
responsáveis pela formação e ocupação territorial.
33 -Identificar
as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do
trabalho escravo, com ênfase para os quilombos.
34 -Estabelecer
relações entre dados e informações contidos em documentos de variada natureza.
35 -Estabelecer
a relação entre frações e suas representações decimais.
36-
Compreender significados associados à escrita dos números negativos, bem como
operações e expressões envolvendo números negativos.
37 -Identificar
diferentes representações de um mesmo número racional.
38- Resolver
problemas envolvendo a soma dos ângulos internos e externos de um polígono
qualquer.
39-
Identificar os elementos de um poliedro e estabelecer a relação entre eles.
40- Resolver
problemas envolvendo proporcionalidade inversa ou direta.
41- Conhecer
alguns procedimentos para resolução de uma equação: equivalência e operação
inversa.
42- Resolver
a equação de 1°grau.
01-
Diferenciar modalidades da arte contemporânea, nas artes visuais.
02-
Distinguir suporte materiais e imateriais nas produções artísticas.
03 -Investigar
a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural.
04-
Identificar e compreender princípios técnicos relacionados às provas de corrida
com barreiras e obstáculos.
05-
Identificar os princípios táticos do futebol.
06- Identificar a relação entre os níveis de
atividade física, aptidão cardiovascular e predisposição à obesidade e controle
do peso corporal.
07-
Identificar as características do gênero gráfico.
08-
Localizar informações em gráfico, páginas ou formulários da internet.
09 -Identificar
os interlocutores prováveis de um texto, considerando o uso de formas verbais flexionadas
no modo imperativo ou de determinado pronome de tratamento).
10 -
Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem) em um texto (publicitário,
sinopse de filmes encontrados em sites de cinema, artigo de opinião, conto,
crônica, trecho de romance, letra de música).
11-
Identificar a finalidade de um texto.
12-
Organizar em sequência lógica itens de informação explicita, distribuídos ao
longo de um texto.)
13-
Justificar o uso de determinados recursos gráficos sonoros ou rítmicos em um
poema).
14 -Identificar
uma interpretação adequada para um determinado texto literário).
15 -Inferir
a tese de um texto argumentativo, com base na argumentação construída pelo
autor).
16-
Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos
gêneros escritos (não literários).
17 -Comparar
diferentes recursos energéticos como petróleo, carvão, gás natural em relação à
biomassa, origens e usos.
18 - Reconhecer
medidas de prevenção às DST e Aids.
19 - Reconhecer
as principais características físicas da Terra, como sua esfericidade, sua
dimensão e sua força de atração gravitacional, que nos mantém presos ao solo e
faz os objetos caírem em direção ao centro terrestre.
20-
Identificar os principais tipos de nutrientes presentes nos alimentos mais comuns
da dieta diária.
21-
Identificar os processos que ocorrem nas diferentes estruturas do sistema
digestório.
22 -Ler e
interpretar dados e informações apresentadas em gráficos; a partir de
conhecimentos sistematizados sobre as estações do ano, argumentar sobre a sua
influência na vida terrestre.
23-
Identificar hábitos de vida que afetam a saúde do sistema cardiovascular.
24-
Reconhecer e nomear, em ilustrações e modelos anatômicos, as partes do sistema
reprodutor feminino e masculino.
25- Extrair
informações em diferentes fontes, para exemplificar e explicar formas de
utilização e/ou consequências do uso indiscriminado das distintas fontes de
energia.
26-
Identificar e analisar dados em tabelas, gráficos e mapas relativos ao uso,
forma ou consequência ambiental da atividade energética global.
27-
Identificar situações representativas do processo de globalização.
28 -Identificar,
por meio de textos, mapas e/ou iconografias, elementos representativos da
herança pré-colombiana no Peru e no México.
29- Identificar, por meio de textos, mapas e/ou
iconografias, modelos de produção e consumo que induzam a sistemas produtivos
predatórios ao ambiente e à sociedade.
30-
Identificar informações implícitas no texto.
31-
Reconhecer a importância de analisar textos de época para melhor compreensão de
temas e conteúdos históricos.
32-
Identificar informações texto e aplica-las na resolução de problemas.
33 - Compreender
a questão da terra no Brasil, identificando as diversas formas de propriedade
ao longo da história, bem como a organização fundiária e os movimentos sociais
a ela ligados.
34-
Identificar, na sociedade contemporânea, práticas e situações de desrespeito
aos direitos humanos.
35-
Relacionar um número racional com um conjunto de frações equivalentes.
36 -Reconhecer
um número racional como uma dizima periódica.
37 -Conhecer
e operar com as propriedades das operações com potência de expoente inteiros.
38-
Relacionar a linguagem algébrica dos Produtos Notáveis à Geometria.
39 - Realizar
operações com polinômios.
40- Resolver
sistemas de equações lineares.
41-
Reconhecer e nomear um prisma.
42- Resolver
problemas em diferentes contextos, que envolvam as relações métricas dos
triângulos retângulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário