Hora de Estudar

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

20 dicas para criar uma boa estratégia em sala de aula.

Caros professores,  prometi e estou cumprindo.  Garanti que postaria  a matéria que li e comentei com vocês: 20 dicas para criar uma boa estratégia em sala de aula.


Certamente vocês conhecem a aplicam  algumas destas estratégias. Espero que    socializem outras dicas para que possamos ampliar nossa lista e consequentemente enriquecer nosso “reportório”.



Vamos às dicas,
Prof. Coord. Martins Ramos.

     20 dicas para criar uma boa estratégia em sala de aula.
1 – BOM EXEMPLO

É essencial que você seja um bom exemplo para os seus alunos. Quer que eles o tratem com respeito? Não deixe de respeitá-los.

2 – TEMAS

Faça rodízios de temas a serem abordadas. Se você já acabou de falar sobre um assunto, não se estenda nele. Ser objetivo e dinâmico é o segredo para atrair a atenção deles.

3 – LIDERANÇA

É importante que você tenha uma posição de liderança na sala de aula.

4 – PRÁTICA

Não deixe de treinar os seus alunos em diversos tipos de exercícios e testes. É clichê, mas é verdade: a prática leva a perfeição.


5 – ENGAJAMENTO

Quer que seus alunos obtenham resultados realmente positivos? Faça com que eles se engajem naquilo que estão estudando.

6 – ESCRITA

Alunos que escrevem bem também interpretam textos melhor e possuem capacidade de dedução mais apurada. Independentemente da matéria que você leciona, proponha exercícios que o façam escreverem.

7 – HONESTIDADE

Criar uma relação honesta com os seus alunos é a chave para uma classe determinada e preparada para enfrentar os desafios.

8 – TIME

Da mesma forma que você quer ajudá-los, a importante que seus alunos também ajudem você. Desenvolva um espírito de equipe saudável entre você e os estudantes.

9 – OBSERVE

Está com dúvidas de como desenvolver a sua estratégia? Assista a aulas de professores que você admira. Peça por dicas e veja como incorporar essa ajuda no seu dia a dia.

10 – ESCUTE

Ouça o que os seus alunos têm a dizer. Críticas construtivas só fazem bem a sua carreira.

11 – LIMITES

É importante que você imponha limites na sala de aula. Por mais legal que você queira ser, você é o professor e existem regras a serem seguidas pelos estudantes.

12 – RECONHEÇA

Um trabalho foi bem feito? Houve muitas notas altas? Reconheça o esforço dos seus alunos e não tenha medo de elogiá-los.

13 – DESCANSO

Você deve ter um conteúdo extenso para passar, mas não deixe que isso prejudique o intervalo deles. Eles precisam descansar tanto quanto você.

14 – MULTIMÍDIA

Aproveite recursos midiáticos para inovar na sala de aula. Sempre que mudar, traga vídeos, músicas e textos que possam adicionar mais informações para o conteúdo.

15 – AMIZADE

Instigue a amizade entre os alunos. Crie grupos com pessoas diferentes e realize a integração entre todos os estudantes.

16 – MEDIAÇÃO

É importante que você desenvolva o papel de mediador na sala de aula. Se acontecerem discussões e assuntos polêmicos forem abordados, é imprescindível que você controle o nível da discussão.

17 – IGUALDADE

Trate todos os seus alunos da mesma maneira.

18 – PACIÊNCIA

Ser paciente para retomar o mesmo assunto várias vezes é essencial para qualquer bom professor. Se um aluno está sentindo dificuldade para compreender um tema, não descanse até ele entender 100%.

19 – EXPECTATIVAS

Fale para os seus alunos quais são os seus objetivos e expectativas com os assuntos abordados em aula. Dessa forma, eles saberão para qual caminho seguir e o que fazer para alcançar as metas.

20 – PLANO B

Apesar de tudo, nem sempre as coisas acontecerão de acordo com o previsto. Por isso, tenha sempre um plano B para todos os problemas que surgirem.


Fonte: http://noticias.universia.com.br/  , acesso em 15 de setembro – 2016.