Hora de Estudar

domingo, 26 de novembro de 2017


ATPC - 28 de novembro 2017
Aula de trabalho Pedagógico Coletivo
Ensino Fundamental


Formador: Martins Ramos – Professor Coordenador.






Desenvolvimento

- Leitura do texto de Apoio;
- Socializar a Reunião de trabalho de Coordenadores, na  Diretoria de ensino;
- Alinhamento: diários de classe e lista piloto dos alunos;
- Organizar trabalhos/atividades aos alunos afastados (por motivos diversos);
-  Verificar se na SED (secretaria escolar digital), corresponde a relação turmas/professor.
- Revisitar o cronograma do 4.º bimestre e atentar se às datas e prazos.
-Revisitar o portal EFAP para conferir os cursos disponíveis.

Texto de Apoio: 

Saiba quais os processos mais importantes do encerramento letivo

Quando chegamos ao encerramento do ano letivo, é hora de fazer um balanço sobre as experiências vividas, os resultados alcançados e o conhecimento adquirido ao longo dessa jornada. Não obstante, conciliar todas essas tarefas àquelas que já realizam cotidianamente pode deixar os profissionais de educação bastante desgastados. Afinal, nessa altura do ano, muito trabalho já foi feito.

Organizar essas tarefas ao mesmo tempo, entretanto, pode ser complicado e demanda muita organização por parte de professores, secretários e diretores. Neste artigo, listamos algumas dicas para auxiliar no processo de organização dessas tarefas.
1. O que os diretores devem fazer no encerramento do ano letivo?
No final de um ano letivo, cada profissional tem sua própria carga de responsabilidade, seja ele parte da diretoria, secretaria ou corpo docente. Entre as principais tarefas da diretoria estão:
  • Realizar reuniões administrativas e pedagógicas;
  • Programar reposição de aulas;
  • Atualizar arquivos e diários de classe;
  • Planejar as aulas de recuperação;
  • Organizar festas de confraternização;
  • Organizar reuniões de pais e professores;
  • Buscar ferramentas que possam auxiliar no processo de gestão escolar.
Para facilitar o trabalho burocrático e não correr o risco de extraviar os dados ou de perdê-los definitivamente, é possível recorrer a alguns softwares de gestão escolar. Tais ferramentas são capazes de reduzir em muitas horas o trabalho de estruturar um balanço pedagógico.
2. Como os professores podem se organizar?
Os professores, sem dúvida alguma, são os mais sobrecarregados no encerramento do ano letivo, de modo que a diretoria deve fazer o que for possível para amenizar essa carga de trabalho. Algumas tarefas, entretanto, não podem ser delegadas a outros profissionais, pois dizem respeito ao seu trabalho individual ao longo de todo o ano, tais como:
  • Organizar materiais de trabalho;
  • Desfazer-se dos papéis que já não servem;
  • Atualizar registros de atividades realizadas em sala de aula;
  • Analisar os conteúdos trabalhados;
  • Realizar anotações sobre o conteúdo a serem analisados no próximo ano letivo;
  • Fazer análise pessoal das experiências vividas.
O fim do ano letivo é o momento em que os educadores devem realizar um balanço pedagógico, mediante uma análise do trabalho realizado ao longo de todo esse período, registro dos índices de desempenho dos estudantes, avaliação dos métodos e ferramentas de ensino utilizadas, entre outras responsabilidades.
3. Como fazer o balanço pedagógico?
balanço pedagógico é de fundamental importância para a avaliação do trabalho realizado, assim como a preparação para o próximo ano letivo. Entre as principais tarefas que o compõem estão:
  • Analisar a produção dos estudantes;
  • Fazer balanço do conselho de classe;
  • Organizar índices de alfabetização;
  • Analisar o rendimento das turmas e dos alunos por disciplinas;
  • Identificar os conteúdos trabalhados;
  • Apresentar os dados para os diretores;
  • Identificar os alunos;
  • Planejar as reuniões com pais.
Há, portanto, muito trabalho a ser feito no encerramento do ano letivo por toda a equipe de educadores, mas com planejamento e organização é possível tornar essas tarefas menos árduas, tirar delas ferramentas que facilitarão o trabalho no próximo ano e poder curtir suas merecidas férias com a cabeça tranquila e a sensação de dever cumprido.
Fonte: acessado em 25/11/2017 http://www.gennera.com.br/blog/saiba-quais-os-processos-mais-importantes-do-encerramento-letivo/.

ATPC de 28 de Novembro, 2017.          Prof. Martins Ramos




ATPC - 29 de novembro 2017
Aula de trabalho Pedagógico Coletivo
Ensino Médio



Formador: Daniel Freitas – Professor Coordenador.



CRONOGRAMA FINAL DE ATIVIDADES

Objetivo Geral:  Estabelecer conjuntamente com o grupo docente, parâmetros e diretrizes para organização do trabalho, com vistas ao fechamento do ano letivo.
Temas e Conteúdos:  cronograma de avaliação, secretaria escolar digital, resultado dos projetos, diários e organização de trabalho.

Desenvolvimento:
-  Analise da planilha final de atividades;
- Avaliação com intuito formativo, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos;
- Organização dos diários;
-Digitação das notas na Secretaria Escolar Digital (SED);
- Verificação dos alunos que recebem atendimento domiciliar.

 ATPC 29/11/2017
Professor Coordenador: Daniel Freitas.