ATPC - 28
de novembro 2017
Aula de
trabalho Pedagógico Coletivo
Ensino
Fundamental
Formador: Martins Ramos – Professor Coordenador.
Desenvolvimento
- Leitura do
texto de Apoio;
- Socializar a Reunião de trabalho de Coordenadores, na Diretoria de ensino;
- Alinhamento: diários de classe e lista piloto dos alunos;
- Organizar trabalhos/atividades aos alunos afastados (por
motivos diversos);
- Verificar se na SED (secretaria
escolar digital), corresponde a relação turmas/professor.
- Revisitar o cronograma do 4.º bimestre e atentar se às
datas e prazos.
-Revisitar o portal EFAP para conferir os cursos disponíveis.
Texto de Apoio:
Saiba quais os processos mais importantes do encerramento letivo
Quando chegamos ao encerramento do
ano letivo, é hora de fazer um balanço sobre
as experiências vividas, os resultados alcançados e o conhecimento adquirido ao
longo dessa jornada. Não obstante, conciliar todas essas tarefas àquelas que já
realizam cotidianamente pode deixar os profissionais de educação bastante
desgastados. Afinal, nessa altura do ano, muito trabalho já foi feito.
Organizar essas tarefas ao mesmo
tempo, entretanto, pode ser complicado e demanda muita organização por parte de
professores, secretários e diretores. Neste artigo, listamos algumas dicas para
auxiliar no processo de organização dessas tarefas.
1. O que os diretores devem fazer no
encerramento do ano letivo?
No final
de um ano letivo, cada profissional tem sua própria carga de responsabilidade,
seja ele parte da diretoria, secretaria ou corpo docente. Entre as principais
tarefas da diretoria estão:
- Realizar reuniões administrativas e pedagógicas;
- Programar reposição de aulas;
- Atualizar arquivos e diários de classe;
- Planejar as aulas de recuperação;
- Organizar festas de confraternização;
- Organizar reuniões de pais e professores;
- Buscar ferramentas que possam auxiliar no processo
de gestão escolar.
Para facilitar o trabalho
burocrático e não correr o risco de extraviar os dados ou de perdê-los
definitivamente, é possível recorrer a alguns softwares de gestão escolar. Tais
ferramentas são capazes de reduzir em muitas horas o trabalho de estruturar um balanço pedagógico.
2. Como os professores podem se
organizar?
Os professores, sem dúvida alguma,
são os mais sobrecarregados no encerramento do ano letivo, de modo que a
diretoria deve fazer o que for possível para amenizar essa carga de trabalho.
Algumas tarefas, entretanto, não podem ser delegadas a outros profissionais,
pois dizem respeito ao seu trabalho individual ao longo de todo o ano, tais
como:
- Organizar materiais de trabalho;
- Desfazer-se dos papéis que já não servem;
- Atualizar registros de atividades realizadas em sala de
aula;
- Analisar os conteúdos trabalhados;
- Realizar anotações sobre o conteúdo a serem analisados
no próximo ano letivo;
- Fazer análise pessoal das experiências vividas.
O fim do ano letivo é o momento em
que os educadores devem realizar um balanço pedagógico, mediante uma análise do
trabalho realizado ao longo de todo esse período, registro dos índices de
desempenho dos estudantes, avaliação dos métodos e ferramentas de ensino
utilizadas, entre outras responsabilidades.
3. Como fazer o balanço pedagógico?
O balanço pedagógico é
de fundamental importância para a avaliação do trabalho realizado, assim como a
preparação para o próximo ano letivo. Entre as principais tarefas que o compõem
estão:
- Analisar a produção dos estudantes;
- Fazer balanço do conselho de classe;
- Organizar índices de alfabetização;
- Analisar o rendimento das turmas e dos alunos por
disciplinas;
- Identificar os conteúdos trabalhados;
- Apresentar os dados para os diretores;
- Identificar os alunos;
- Planejar as reuniões com pais.
Há, portanto, muito trabalho a ser
feito no encerramento do ano letivo por toda a equipe de educadores, mas com
planejamento e organização é possível tornar essas tarefas menos árduas, tirar
delas ferramentas que facilitarão o trabalho no próximo ano e poder curtir suas
merecidas férias com a cabeça tranquila e a sensação de dever cumprido.
Fonte: acessado em 25/11/2017 http://www.gennera.com.br/blog/saiba-quais-os-processos-mais-importantes-do-encerramento-letivo/.
ATPC - 29 de novembro 2017
Aula de trabalho Pedagógico Coletivo
Ensino Médio
Formador: Daniel Freitas – Professor
Coordenador.
CRONOGRAMA FINAL DE ATIVIDADES
Objetivo
Geral: Estabelecer
conjuntamente com o grupo docente, parâmetros e diretrizes para organização do
trabalho, com vistas ao fechamento do ano letivo.
Temas e
Conteúdos: cronograma
de avaliação, secretaria escolar digital, resultado dos projetos, diários e
organização de trabalho.
Desenvolvimento:
- Analise
da planilha final de atividades;
- Avaliação
com intuito formativo, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os
quantitativos;
-
Organização dos diários;
-Digitação
das notas na Secretaria Escolar Digital (SED);
-
Verificação dos alunos que recebem atendimento domiciliar.
A TPC 29/11/2017
Professor Coordenador: Daniel Freitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário