A Avaliação
da Aprendizagem em Processo – AAP - se
caracteriza como uma ação desenvolvida de modo colaborativo entre a
Coordenadoria de Gestão da Educação Básica e a Coordenadoria de Informação,
Monitoramento e Avaliação Educacional.
A AAP,
fundamentada no Currículo do Estado de São Paulo, propõe o acompanhamento da
aprendizagem das turmas e alunos de forma individualizada, com um caráter
diagnóstico.
Tem como objetivo apoiar as unidades escolares e os docentes na
elaboração de estratégias adequadas a partir da análise de seus resultados,
contribuindo efetivamente para melhoria da aprendizagem e desempenho dos
alunos, especialmente nas ações de recuperação contínua.
As habilidades selecionadas para a AAP, em
Língua Portuguesa e Matemática, tem como referência, a partir de 2016, a Matriz
de Avaliação Processual elaborada pela CGEB.
Além dessas, outras habilidades, compondo cerca de 20% das
provas, foram escolhidas da plataforma Foco Aprendizagem e serão repetidas nos
diferentes bimestres, articulando, dessa forma, a AAP com os aspectos mais
significativos apontados pelo SARESP para o desenvolvimento das competências
leitora, escritora e conhecimentos matemáticos.
PAUTA
PAUTA N.º11/16 - ATPC 26 DE ABRIL, 2016 – das 9:50h. às
12:20h.
OBJETIVOS:
ü (Re) conhecer as características e objetivos da AAP;
ü Conhecer a fundamentação da
AAP;
ü Analisar o desempenho dos
alunos na AAP 2016;
ü Debater sobre as
habilidades nas avaliações de Português e Matemática – AAP 2016;
ü Propiciar aos professores
momento de análise suas ações pedagógicas;
ü Incentivar a formação
continuada dos professores;
ü Atualizar diário de classe
com a Lista Piloto.
TEMAS/ CONTEÚDOS:
ü AAP 1.º Bimestre – Matemática e Português do
6.º ao 9.º ano;
ü Documento: Recomendações das AAPs Português e
matemática;
ü Informes gerais: (semana do Grêmio estudantil;
Encontro de formação continuada – A prática docente em foco II); capacitações
do professor coordenador e professor de matemática do ensino fundamental;
ü Matriz de avaliação Processual – Todas as
disciplinas
DESENVOLVIMENTO:
ü Leitura da pauta no blog
pedagógico – martinsramos.blogspot.com.br
ü Informes da Escola.
ü Análise do documento: Recomendações
das AAPs de Português e Matemática ensino fundamental;
ü Entrega da Matriz de
Avaliação Processual a todos os professores;
ü Assinar a Ata da reunião
anterior, assinar ficha de presença.
Bom trabalho a todos,
Professor Coordenador E.F
Claudenir Martins Ramos
Abril/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário