ATPC - 07 de novembro 2017
Aula de trabalho Pedagógico Coletivo
Ensino Fundamental
Formador: Martins Ramos – Professor Coordenador.
Texto 01
POESIA
POESIA
O QUE É
LETRAMENTO?
( KATE
M CHONG)
O QUE É
LETRAMENTO?
LETRAMENTO
NÃO É UM GANCHO
EM QUE SE
PENCURA CADA ENUNCIADO,
NÃO É
TREINAMENTO REPETITIVO
DE UMA
HABILIDADE,
NEM UM
MARTELO
QUEBRANDO
BLOCOS DE GRAMÁTICA.
LETRAMENTO É
DIVERSÃO
É LEITURA À
LUZ DE VELA
OU LÁ FORA,
À LUZ DO SOL.
SÃO NOTÍCIAS
SOBRE O PRESIDENTE,
O TEMPO, OS
ARTISTAS DA TV
E MESMO MÔNICA
E CEBOLINHA NOS JORNAIS DE DOMINGO.
É UMA
RECEITA DE BISCOITO,
UMA LISTA DE
COMPRAS, RECADOS COLADOS NA GELADEIRA,
UM BILHETE
DE AMOR,
TELEGRAMA DE
PARABÉNS E CARTAS
DE VELHOS
AMIGOS.
É VIAJAR
PARA PAISES DESCONHECIDOS,
SEM DEIXAR
SUA CAMA,
É RIR E
CHORAR
COM
PERSONAGENS, HERÓIS E GRANDES AMIGOS.
É UM ÁTLAS
DO MUNDO,
SINAIS DE
TRÂNSITO, CAÇAS AO TESOURO,
MANUAIS,
INSTRUÇÕES, GUIAS,
E ORIENTAÇÕES
EM BULAS DE REMÉDIOS,
PARA QUE
VOCÊ NÃO FIQUE PERDIDO.
LETRAMENTO É
SOBRETUDO,
UM MAPA DO
CORAÇÃO DO HOMEM,
UMA MAPA DE
QUEM VOCÊ É,
E DE TUDO O
QUE VOCÊ PODE SER.
(Kate M
Chong)
Texto 02 Magda Soares - Alfabetização e
Letramento
Acessado em 01/11/17 https://www.youtube.com/watch?v=-YP-7l6oAZM
Texto 03 Alfabetização
e letramento
Texto 04 O que é ser Alfabetizado e Letrado
Acessado em 01/11/17 https://www.youtube.com/watch?v=DHBnZNflA98
Texto 05 ALFABETIZAÇÃO
OU LETRAMENTO?
( Amelia Hamze)
Profª FEB/CETEC e FISO
Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa
“literacy” que pode ser traduzida como a condição de ser letrado. Um indivíduo
alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquele
indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever,
mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.
Alfabetizar letrando, é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas
sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e
letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal
do ponto de vista cultural e social. A palavra letramento é utilizada no
processo de inserção numa cultura letrada.
Nos Estados Unidos e na Inglaterra, embora a palavra literacy
já constasse do dicionário desde o final do século XIX, foi nos anos 80 , que o
fato tornou-se foco de atenção e de estudos nas áreas da educação e da
linguagem. No Brasil os conceitos de alfabetização e letramento se mesclam e se
confundem. A discussão do letramento surge sempre envolvida no conceito de
alfabetização, o que tem levado, a uma inadequada e imprópria síntese dos dois
procedimentos, com prevalência do conceito de letramento sobre o de
alfabetização. Não podemos separar os dois processos, pois a princípio o estudo
do aluno no universo da escrita se dá concomitantemente por meio desses dois
processos: a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades da leitura e
escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita , o letramento.
O conhecimento das letras é apenas um meio para o letramento
, que é o uso social da leitura e da escrita. Para formar cidadãos atuantes e
interacionistas, é preciso conhecer a importância da informação sobre
letramento e não de alfabetização. Letrar significa colocar a criança no mundo
letrado, trabalhando com os distintos usos de escrita na sociedade. Essa
inclusão começa muito antes da alfabetização, quando a criança começa a
interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social. O
letramento é cultural, por isso muitas crianças já vão para a escola com o
conhecimento alcançado de maneira informal absorvido no cotidiano. Ao conhecer
a importância do letramento, deixamos de exercitar o aprendizado automático e
repetitivo, baseado na descontextualização.
Na escola a criança deve interagir firmemente com o caráter
social da escrita e ler e escrever textos significativos. A alfabetização se
ocupa da aquisição da escrita pelo indivíduo ou grupos de indivíduos, o
letramento focaliza os aspectos sócio históricos da aquisição de um sistema
escrito por uma sociedade. “Em termos sociais mais amplos, o letramento é
apontado como sendo produto do desenvolvimento do comércio, da diversificação
dos meios de produção e da complexidade crescente da agricultura. Ao mesmo
tempo, dentro de uma visão dialética, torna-se uma causa de transformações
históricas profundas, como o aparecimento da máquina a vapor, da imprensa, do
telescópio, e da sociedade industrial como um todo”. TFOUNI, Leda Verdiani.
A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de
letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de
habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a
língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado;
entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico
diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua
escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas. Letramento é informar-se
através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir
selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em
quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer
comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama. Letramento é ler
histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer,
dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela
leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser.
Acessado em 01/11/2017, http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/alfabetizacao.htm
Que poesia linda!!!!
ResponderExcluirRealmente, muito linjda
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