HTPC - Aula
de Trabalho pedagógico Coletivo
Dia 05/09
Ensino Fundamental Das 9:50h às 12:20h
Dia 06/09
Ensino Médio Das 13:00h às
15:30h
Sugestão de Leitura:
Boa Leitura!
Sugestão de Leitura:
É Possível
Superar A Violência na Escola ? - Construindo Caminhos Formação Moral
Tognetta,
Luciene Regina Paulino - EDITORA DO
BRASIL
Violência, indisciplina e incivilidade se tornaram parte do
cotidiano escolar, levando educadores a dedicarem boa parte do tempo para
resolver os problemas de relacionamento interpessoal que acontecem na escola.
Tal questão tem gerado desmotivação para o trabalho docente, visto que os
problemas presentes nas relações interpessoais contrariam o desejo dos
educadores: formar pessoas mais autônomas, responsáveis e respeitosas. Embora
tenham esse desejo, muitos educadores não sabem como intervir em situações de
conflito. Como reverter esse quadro? Como intervir quando falta o respeito, a
solidariedade? Como fazer para que crianças e adolescentes possam se relacionar
sem o uso da violência física ou verbal? Essas e muitas perguntas instigam-nos
a cada dia buscar por respostas, e nos levam a repensar nossa tarefa de
educadores.
Professor
Coordenador: Martins Ramos
Debatendo a
resolução de conflitos no ambiente escolar.
Como combater a indisciplina e as incivilidades?
Yves de La Taille e Telma Vinha.
Família,
escola e valores morais
Quatro dicas
essenciais para gerir conflitos em sala de aula
(Gisele
Vitório)
Conflitos em sala de aula são cada vez mais comuns e em
inúmeras situações as reações são as mais surpreendentes possíveis, pois vão
desde o silêncio, passando pelas lágrimas de medo durante os conflitos até a
explosão de raiva que parte para a agressão física. Muitos desses conflitos são
gerados porque alunos e, muitas vezes, os professores não sabem lidar com as
emoções no auge do conflito. Desta forma, o que seria simplesmente resolvido de
maneira pacífica passa a ser um entrave na relação aluno professor.
Diante
disso, o que pode ser feito? Como ter domínio do que sai do controle?
Alguns
caminhos são eficientes para gerir um conflito em sala de aula e a maioria
deles começa antes mesmo do conflito. Veja abaixo algumas dicas:
1. Observe: Enquanto educadora, percebo que um conflito não
começa quando as emoções negativas se tornam visíveis a todos, portanto, é
importante estar atento às anormalidades em sala de aula. Sempre foi possível
verificar que os alunos têm um comportamento padrão, portanto, quando algo
atípico acontecia na sala, era perceptível. Um aluno que interage bastante, por
exemplo, se está quieto é por que tem algo de anormal em seu comportamento
comum e por isso precisa ser melhor observado.
2. Desenvolva a empatia: Devemos sempre considerar que o
aluno tem problemas, como qualquer outro indivíduo e por isso merece todo o
respeito. Entender isso é o começo de uma relação mais eficiente entre as
partes. Ter um olhar sobre os problemas e não sobre o aluno como
“Aluno-Problema” auxilia no relacionamento entre as partes. Um bom exemplo
disso é que se um estudante está tendo dificuldades para dormir em casa devido
a problemas familiares, acabará irritado no dia seguinte e poderá ser mais
agressivo em sala de aula. O caminho é a comunicação. Um bom professor sempre
vai escutar seu aluno, procurando ter empatia pela situação dele.
3. Faça do problema um aprendizado: Um bom caminho é fazer do
problema do aluno uma situação contextualizada no aprendizado. Se um professor
de Geografia consegue trabalhar os problemas urbanos em sala de aula de maneira
a contextualizar a situação do aluno que convive em uma comunidade de difícil
acesso ele está mostrando ao estudante que o conhecimento prévio adquirido
durante sua vida é importante para a formação escolar. O aluno terá maiores
possibilidades de verificar resolução para seu problema, bem como entenderá o
respeito que o professor tem por ele.
4. Seja positivo e mantenha a calma: A última dica é sempre
manter-se positivo, mesmo nas situações mais críticas. Quase todo professor
passa por um desgaste muito grande até porque são muitos os desafios
enfrentados diariamente, mas ser positivo e encarar com mais leveza o cotidiano
escolar tornam o ambiente mais agradável. O único sorriso que seu aluno tem,
muitas vezes é o seu, Professor! Procure sorrir e tenha a certeza de que o retorno
do seu sorriso, mesmo se tratando do aluno mais complicado, será sempre um
sorriso.
Acessado em 01/09/17 http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2823
Nenhum comentário:
Postar um comentário